Conselhos

Contato: (+351) 214-608-543

  • Registar

42

Sabe qual a diferença entre rinite e sinusite?

 É muito comum a confusão entre rinite e sinusite. Na verdade, poucas pessoas sabem a diferença entre esses dois “itens” e por isso costumam dizer que sofrem de ambas, por via das dúvidas.

   Rinite é uma inflamação da mucosa das fossas nasais. Essa inflamação pode ter várias causas (infeciosa, alérgica, etc.) ou durar mais ou menos tempo (dizemos que a rinite é aguda quando começou há pouco tempo e crónica quando já dura muito tempo, por exemplo, mais de 3 semanas). Um simples resfriado não deixa de ser uma rinite, do tipo infeccioso, causada por um vírus. Mas normalmente quando as pessoas falam em rinite estão se referindo a queixas mais duradouras (ou pelo menos recorrentes) causadas, por exemplo, pela rinite alérgica.

      Os sintomas mais frequentes da rinite são o corrimento nasal, os espirros, a comichão, nariz entupido.

     Já a sinusite é uma inflamação da mucosa que reveste os seios da face. Estes são espécies de câmaras de ar que ficam ao redor do nariz, revestidas internamente por uma mucosa muito parecida com a do próprio nariz. Essa mucosa que reveste internamente os seios da face produz muco, exatamente como a mucosa do nariz. Esse muco drena para dentro do nariz por pequenos orifícios que comunicam os seios da face com as fossas nasais.

      Embora conceitualmente possa se alegar que em qualquer resfriado exista um acometimento (em maior ou menor grau) não só do nariz como também da mucosa dos seios da face (a chamada rinossinusite viral), na prática (e para simplificar) quando falamos de sinusite estamos falando de uma infecção bacteriana, que necessitará de tratamento com antibióticos, ao passo que a rinite é em sua maioria viral ou de cunho alérgico e necessitará de outros tipos de tratamento. Não podemos nos esquecer, no entanto, que é muito comum uma rinite facilitar o surgimento de uma sinusite, como já explicamos.

      Então como diferenciar? Em primeiro lugar pelo tempo dos sintomas. Assim como se você deixar seu quarto trancado por apenas alguns dias nada acontece (as paredes não criam mofo), uma obstrução dos óstios de drenagem dos seios da face por poucos dias também não garante uma sinusite. Um resfriado, por exemplo, dura cerca de 7 a 10 dias. Nesse período, por mais que haja grande congestão nasal, a tendência é o resfriado passar sem o desenvolvimento de infecção bacteriana dos seios da face. Algumas vezes, no entanto, o confinamento e o acúmulo de muco nos seios da face são suficientes para a proliferação de bactérias; e surge a sinusite. Nesses casos, os sintomas se prolongam por um período maior. Um resfriado que não melhora ou desaparece em pouco mais de uma semana é provavelmente uma sinusite que se formou.

      Em segundo lugar pelos sintomas propriamente ditos. São sintomas sugestivos de sinusite: dor facial mais intensa, principalmente à movimentação da cabeça (por vezes dor nos dentes de cima), lateralização ou assimetria dos sintomas (a congestão fica mais intensa de um dos lados e assim permanece por vários dias, a secreção nasal passa a ser mais de um lado), mudança na cor e na consistência da secreção (passa de branca para verde e torna-se mais espessa), surgimento ou ressurgimento de febre, dor nos ouvidos ou forte sensação de ouvidos tapados.

      Quando ocorre sinusite é muito comum observarmos o chamado "quadro bifásico", isto é, o paciente sente-se mal por conta da gripe ou resfriado, depois começa a melhorar e então piora de novo, agora com dores no rosto e secreção nasal purulenta. Este é um quadro típico de uma rinite viral que evoluiu para sinusite.

      Ao examinar o paciente, o otorrinolaringologista também encontra algumas pistas que diferenciam uma rinite de uma sinusite. A presença de edema (inchaço) e secreção purulenta na região de drenagem dos seios da face é fortemente sugestiva de sinusite.

      Nesses casos o tratamento envolve quase sempre um curso de antibiótico.

Farmácia Alcoitão

PB040017

Os Nossos Contactos

Nossa Morada:
Estrada Nacional nº 9 Cascais Shopping, 
Loja 89 - Piso 0 Alcabideche 2645-543
Phone: (+351) 214 608 543
Horário de Funcionamento:
Aberto todos os dias das 09h00 às 23h00
Encerrados a 25 Dezembro e 1 Janeiro

Dias de Serviço

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

S5 Box

Login

Register