Conselhos

Contato: (+351) 214-608-543

  • Registar

grippe

 

Constipação ou Gripe? É isso que vamos esclarecer.

Atchim!, nariz a pingar, febre, cansaço, congestão nasal, tosse, dor de garganta, rouquidão, dor de cabeça,...

Estes são alguns dos sintomas que surgem particularmente nesta época do ano. E uma e outra vez vamos alternando a chamar-lhes gripe ou constipação. Mas afinal qual a diferença entre as duas?

É isso que vamos esclarecer.

 

A constipação é uma infecção aguda

Que afecta o tracto respiratório superior (nariz, faringe e laringe), mas também pode atingir porções do tracto respiratório inferior (traqueia e brônquios), causada na maioria dos casos por vírus que afectam as vias respiratórias superiores, designados Rinovírus.

A transmissão ocorre por via aérea através do espirro e da tosse, e por contacto físico ou por objectos contaminados.

O pico de incidência das constipações é no Outono e Inverno, podendo, no entanto, ocorrer durante todo o ano.

O período de incubação, ou seja, o tempo que decorre entre a exposição ao agente viral e o aparecimento dos primeiros sintomas é de 1 a 2 dias, sendo que a constipação dura cerca de 5 a 7 dias, podendo em alguns casos perdurar por 2 semanas.

Os sintomas da constipação são o resultado da inflamação da mucosa, e não surgem todos em simultâneo: o primeiro sintoma a surgir é a irritação faríngea, no segundo dia, este primeiro sintoma atenua-se e surge a sintomatologia nasal (rinorreia, congestão nasal).

As complicações desta patologia por norma são raras, mas podem surgir infecções bacterianas secundárias (rinite bacteriana, sinusite, otite média aguda) e exacerbação de bronquite, asma ou DPOC.

O tratamento da constipação tem como objectivo aliviar os sintomas, sendo que não existe vacina  para a sua prevenção. No entanto, podemos tomar alguns cuidados e modificar comportamentos no sentido de evitarmos a exposição ao agente causal como: lavar as mãos com frequência, usar lenços descartáveis, evitar locais fechados e com muitas pessoas, evitar o contacto com pessoas infectadas com o vírus e manter os espaços arejados e limpos.

A gripe é uma infecção respiratória viral aguda.

Primariamente restringida aos pulmões e vias respiratórias, causada pelos vírus Influenza.

A transmissão ocorre por via aérea, através das gotículas infectadas disseminadas pela tosse ou espirro do doente, que são depois inaladas por outra pessoa. Também pode ser transmitido por contacto pessoal directo. O pico de incidência da gripe é no Outono e Inverno.

Para prevenir a gripe existe uma vacina, indicada, especialmente para indivíduos em grupos de risco, embora qualquer pessoa se possa e deva vacinar.

Os grupos de risco devem ser vacinados no princípio do Outono, cerca de 6 semanas antes da época das epidemias de gripe. São eles:

  • Idosos (idade superior a 65 anos)
  • Residentes em lares e outras instituições, independentemente da idade
  • Doentes crónicos (com doença respiratória, doença cardíaca, diabetes e doença renal)
  • Doentes imunodeprimidos (por doença ou medicados com imunossupressores)
  • Profissionais de saúde e pessoas que lidam com doentes, pelo maior risco de infecção

A vacina pode provocar alguns efeitos secundários transitórios como dor e vermelhidão no local de injecção, febre, mialgias e fadiga. Estes sintomas desaparecem ao fim de 1 ou 2 dias.

O período de incubação do vírus da gripe é de 24 a 48h e dura normalmente uma semana, levando o doente à cama cerca de 3 a 4 dias (sintomas residuais como tosse não produtiva e fadiga podem permanecer por várias semanas).

A gripe é muito mais grave que a constipação, devido ao risco de complicações graves (pneumonia, encefalite, miocardite) que ocorrem, mais frequentemente em crianças, idosos e doentes com doenças pré-existentes (doenças cardíacas, doenças respiratórias, doenças renais, imunossupressão ou diabetes).

Na gripe, a par da sintomatologia das vias aéreas superiores (garganta inflamada, congestão nasal, rinorreia) surgem sintomas generalizados muito marcados e abruptos como a febre alta (superior a 38,5ºC; nos idosos, superior a 37.5ºC), mialgias, artralgias, fadiga, arrepios, cefaleia intensa, Irritação ocular, tosse seca e garganta inflamada.

Tal como a constipação a terapêutica da gripe é paliativa.

Também aqui podemos e devemos ter uma actividade proactiva e evitarmos a exposição ao vírus, para tal devemos lavar as mãos com frequência, usar lenços descartáveis, evitar locais fechados e com muitas pessoas, evitar o contacto com pessoas infectadas com o vírus e manter os espaços arejados e limpos.

Farmácia Alcoitão

PB040017

Os Nossos Contactos

Nossa Morada:
Estrada Nacional nº 9 Cascais Shopping, 
Loja 89 - Piso 0 Alcabideche 2645-543
Phone: (+351) 214 608 543
Horário de Funcionamento:
Aberto todos os dias das 09h00 às 23h00
Encerrados a 25 Dezembro e 1 Janeiro

Dias de Serviço

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

S5 Box

Login

Register